quarta-feira, 13 de abril de 2011

Primeiro Encontro de Formação Promovido pelo FRDDCA-SÉ reúne cerca de 80 pessoas


Com o tema " A História da Infância no Brasil e os desafios das lutas pelos direitos da criança e do adolescente na atualidade" e conduzido pelo histórico militante na luta pela defesa dos direitos das criaças e adolescentes, Givanildo Manoel, o encontro foi um espaço importante de discussão do tema, principalmente tendo em vista os numerosos acontecimentos envolvendo crianças e adolescentes.



Givanildo em sua explanação falou dos fatos hístóricos relacionados à origem da infância no Brasil, como a roda dos expostos(mecanismo utilizado para abandonar recém-nascidos que ficavam ao cuidado de instituições de caridade) e a atuação da igreja católica. Também falou das legislações e da luta dos movimentos sociais para que o ECA fosse aprovado e, sobretudo fez uma verdadeira denúncia à falta de justiça, à falta de democracia e o verdadeiro descaso com que o Estado vem tratando o tema. Para além de todas as polêmicas que se inserem na área da infancia e juventude no Brasil, o encontro foi de fato um encontro de formação, onde representantes de diversas entidades puderam aprendar mais e refletir melhor sobre o tema para assim poderem traçar estratégias em seus espaços de atuação para que realmente exista a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Um comentário:

  1. Foi uma verdadeira aula para que retomemos a nossa história e que possamos (re)construí-la de acordo com o que acreditamos.

    ResponderExcluir