No dia 16/09, o FRDDCA-Sé realizou o IV Seminário de Formação, contando com a presença de 80 pessoas que contribuiram para a reflexão e para o debate sobre o Plano Decenal dos DH da Criança e do Adolescente e as Conferências.
O educador social e militante do Tribunal Popular, Givanildo Manoel, contextualizou os processos históricos que indicaram elementos à democracia representativa e participativa, destacando que o processo de redemocratização do país surge com armadilhas, pois a burguesia instaurou no Estado uma estrutura burocratizada e autoritária. Assim, a construção dos Conselhos e das Conferências se dão de forma equivocada por estarem dentro de uma lógica do Estado burguês, se aliando ao mesmo.
Givanildo destacou também os entraves das Conferências no diálogo e na participação com a população, visto que os temas a serem debatidos são determinados por instâncias Nacionais que não dialogam com a demanda real da população localizada nas regiões/municípios.
A exposição do convidado teve duração de aproximadamente 1 hora, com elementos importantes para revermos a prática dos militantes da área da infância e pensarmos nas estratégias de luta para avançarmos. O momento de debate com os presentes também contribuiu para ampliarmos a reflexão, demosntrando a importância desses espaços de formação política para nossa prática enquanto trabalhadores e/ou militantes.
Para compor a mesa, foram também convidados representantes do CMDCA, no entanto não tivemos a presença dos mesmos.
Em breve disponibilizaremos material audiovisual sobre o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário