quinta-feira, 5 de maio de 2011

Notícia:"Adolescentes fizeram rebelião em unidade da Fundação CASA (ex-Febem) em Ribeirão Preto/SP...".

"Adolescentes fizeram rebelião em unidade da Fundação CASA (ex-Febem) em Ribeirão Preto/SP...".

MP vai apurar motivos de rebelião na Fundação Casa em Ribeirão
Na ocasião, cinco agentes de apoio sócio-educativo foram feitos reféns por duas hora e meia e três deles ficaram feridos
Daniela Santos

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar o que pode ter motivado 30 internos do módulo Z da Fundação Casa em Ribeirão Preto a fazerem uma rebelião na noite desta quarta-feira (04/05/2011). A corregedoria da unidade abriu sindicância para apurar se houve má conduta dos funcionários, como acusam os jovens.
Na ocasião, cinco agentes de apoio sócio-educativo foram feitos reféns por duas horas e meia, das 20h às 22h30. Dois deles, que não tiveram os nomes divulgados por questão de segurança, ficaram feridos, um com uma das costelas quebrada e outro com um corte profundo na cabeça. Um terceiro sofreu escoriações e os outros dois não tiveram ferimentos.
De acordo com o diretor regional da Fundação Casa, Roberto Damásio, os internos, com idades entre 17 e 21 anos, quebraram mesas e cadeiras de plástico e usaram os pedaços dos móveis como armas. Ele também afirmou que o pavilhão tem 33 internos e que somente três não teriam participado da ação. Na noite do motim, havia sido divulgado um número menor, 20 envolvidos, que foi corrigido nesta quarta-feira.
Os jovens que fizeram a rebelião alegam sofrer agressões físicas e verbais, denúncia que o juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, prometeu investigar.

fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2011/05/05/mp-vai-apurar-motivos-de-rebeliao-na-fundacao-casa-em-ribeirao.html

Em SP, rebelião na Fundação Casa deixa dois feridos
BRÁS HENRIQUE - Agência Estado

Cerca de 30 adolescentes fizeram uma rebelião na unidade Ribeirão Preto (SP), da Fundação Casa, na noite de ontem, que durou entre 20 horas e 23h15. Cinco funcionários foram feitos reféns e dois deles ficaram feridos.
O motivo do tumulto seria um desentendimento entre alguns dos adolescentes e dois funcionários, que teria ocorrido na semana passada, segundo informações do diretor da Divisão Regional Norte, da Fundação, Roberto Damásio, em nota distribuída pela assessoria de imprensa da instituição. Os internos não teriam apresentado reivindicações. O tumulto terminou com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude do município, Paulo César Gentile.
Os funcionários feridos foram levados a um hospital da cidade, mas não correm riscos. Gentile negociou com os rebelados e prometeu voltar amanhã à unidade para ouvi-los. O juiz e o promotor da Infância e da Juventude, Naul Felca, estiveram na unidade na manhã de hoje.
A Polícia Militar (PM) esteve na unidade durante o tumulto, mas não precisou intervir. Para o juiz Gentile, o motim era um indicativo de que algum problema estaria ocorrendo dentro da instituição. O tumulto será investigado pela corregedoria da própria Fundação Casa, após a abertura de uma sindicância interna. Os jovens envolvidos também deverão fazer exame de corpo de delito.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-sp-rebeliao-na-fundacao-casa-deixa-dois-feridos,715384,0.htm

Adolescentes fazem cinco reféns durante rebelião
Menores usaram pedaços de móveis como armas para intimidar funcionários
05/05/2011 - 08:08
Da redação

Um grupo de 30 adolescentes se rebelou e fez cinco funcionários reféns na Fundação Casa de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira (4). O motim, segundo o juiz da Infância e Juventude, Paulo Cesar Gentili, é contra agressões sofridas pelos internos da instituição.
A revolta começou às 20h e foi controlada por volta de 23h15, sem intervenção policial, segundo assessoria de imprensa da fundação. A confusão aconteceu em uma unidade com 37 dos 300 internos abrigados em todo o complexo.
Os adolescentes usaram pedaços de móveis como armas para manter cinco reféns, os quais foram libertados após a chegada do juiz da Infância e Juventude. Dentre os funcionários reféns, três ficaram feridos - um em estado grave. Nenhum interno se feriu, de acordo com o juiz.
A reportagem da EPTV acompanhou a rebelião do lado de fora e viu a entrada de ambulâncias e de viaturas da polícia e do Corpo de Bombeiros. Também estavam no local parentes de internos. O juiz da Infância e Juventude, Paulo Cesar Gentili, afirmou que vai investigar as denúncias de maus tratos na Fundação Casa. A apuração pode levar ao afastamento de funcionários suspeitos.
Em nota, o diretor regional da fundação, Roberto Damásio, informou que a rebelião teria sido provocada por um desentendimento entre "alguns adolescentes e dois funcionários", na semana passada. Damásio também alegou que os internos não apresentaram reivindicações.
A Fundação Casa informou ainda que vai abrir sindicância para apurar as denúncias e que os jovens envolvidos no tumulto serão encaminhados para o Instituto Médico Legal.

fonte: http://eptv.globo.com/ribeiraopreto/noticias/NOT,2,2,347717,Rebeliao+deixa+tres+feridos+na+Fundacao+Casa+Ribeirao+Preto.aspx

Rebelião na Fundação Casa deixa feridos no interior de SP
Dois dos cinco funcionários que foram feitos reféns sofreram agressões.
Tumulto terminou com a chegada de juiz em Ribeirão Preto.
Da Agência Estado

Cerca de 30 adolescentes fizeram uma rebelião na unidade da Fundação Casa (ex-Febem) em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, na noite de quarta-feira (4). Cinco funcionários foram feitos reféns e dois deles ficaram feridos.
O motivo do tumulto, realizado entre as 20h e as 23h15, foi um desentendimento entre alguns dos adolescentes e dois funcionários. Segundo a fundação, os internos não apresentaram reivindicações. A Polícia Militar esteve na unidade durante o tumulto, mas não precisou intervir. O tumulto terminou com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude do município, Paulo César Gentile.
Os funcionários feridos foram levados a um hospital da cidade, mas não correm risco de morte. Gentile negociou com os rebelados e prometeu voltar na sexta-feira (6) à unidade para ouvi-los. O juiz e o promotor da Infância e da Juventude, Naul Felca, estiveram na unidade na manhã desta quinta.
Para o juiz, o motim era um indicativo de que algum problema estava ocorrendo dentro da instituição. O tumulto será investigado pela Corregedoria da própria Fundação Casa, após a abertura de uma sindicância interna. Os jovens envolvidos também deverão fazer exame de corpo de delito.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/rebeliao-na-fundacao-casa-deixa-feridos-no-interior-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário